Protetor solar biodegradável
Certamente você já ouviu de algum viajante ou mesmo leu em algum blog ou instagram a necessidade do uso do protetor solar biodegradável nos parques e praias de Cancún e região. Caso não, você certamente vai ler por aí ao planejar a sua viagem para Cancún.
Você já ouviu falar em protetor solar biodegradável? Caso não, vamos te contar como ele se diferencia do protetor solar convencional e por quê ele é tão importante para a sua viagem para Cancún e Riviera Maia.
O que acontece é que, embora os parques e principais tours as praias e ilhas da região de Cancún falem da obrigatoriedade do protetor biodegradável, muitos não explicam o real motivo e fazem com que turistas acabem não dando a devida importância que deveriam dar.
Embora seja proibido o protetor solar convencional, nenhum parque ou guia irá revistar a sua bolsa. Apenas se o virem usando durante o passeio irão te pedir que se enxágue em uma ducha antes de entrar nos rios subterrâneos ou na praia e que não use mais o protetor normal.
A questão é, vamos falar do real motivo do por quê é importante o uso do protetor solar para que assim você, viajante, tenha consciência plena e opte por usá-lo por pura vontade e não apenas porque é obrigatório, que tal?
A questão é, que protetores solares convencional, bem como bronzeadores, contém substâncias que podem causa danos ao meio ambiente, sendo dissolvidos e incorporados ao ecossistema.
Cancún e Riviera Maia contam com uma fauna marinha muito rica, além dos famosos Cenotes e rios subterrâneos, fazendo com que a preocupação seja dobrada neste caso.
Mas vamos mais afundo no assunto….
Nesta área do México, os sistemas de água são subterrâneos e estão conectados entre si. As saidas desses sitemas hidrológicos, são chamadas de Cenotes, famosos por sua grande beleza natural. São cerca de 180 quilômetros de rios subterrâneos (Cenotes) conectados que contém espécies variadas de fauna e de flora que se contaminam com os químicos de protetores. O principal quimico dos protetores convencionais é a Oxibenzona.
Além de prejudicar os rios subterrâneos, na vida marinha, causa a descoloração dos corais e intoxica as águas do mar.
Como saber se meu protetor é biodegradável ou não?
Nem todos os protetores biodegradáveis têm selo biodegradável. Então, a maneira mais fácil de saber é verificar os componentes de seu protetor. Sendo assim, ele não é biodegradável caso contenha qualquer um dos seguintes componentes: Octocrileno, Benzofenona, Butil metoxidibenzoilmetano, Hexilodecanol, Dimetil apramida, Cetil dimeticona, Metilparabeno, Polietileno, Propilparaben, Butilcarbamato.
E o protetor biodegradável contém os seguintes componentes no lugar dos acima: Óxido de titanio y óxido de zinco.
Agora ficou fácil identificar, não é mesmo? Em locais como Walmart e supermercados Chedraui, você encontra o protetor mais ”famoso” da região em tamanho grande e pequena por a partir de U$10,00.
Cuidados com a pele x protetor solar biodegradável:
Muitos viajantes nos perguntam se os protetores biodegradáveis vendidos em parques, supermercados e farmácias de Cancún são de fato, bons para a pele. Especialmente mulheres que costumam ter a pele mais sensível e têm a rotina de ter cuidado redobrado com o rosto.
A resposta é que recomendamos que estes mais populares sejam usados apenas no corpo e, para protetores de melhor qualidade para o rosto, por exemplo, você utilize uma marca mais reconhecida. Uma marca que indicamos de olhos fechados e é biodegrável é a ISDIN. Todos os protetores, inclusive os que vem com cor, sejam liquidos, em creme ou até mesmo em spray, são biodegradáveis e podem ser encontrados em qualquer farmácia DERMA de Cancún pela Zona hoteleira ou pelo Centro.
Não são protetores baratos, mas duram muito tempo. Custam cerca de U$35,00. E o mais legal da marca é que, além de ter protetores solares para peles comuns, eles também têm uma série de protetores especiais para peles ultra sensíveis, antienvelhecimento e até mesmo para melasma. Ou seja, não existe desculpa para não colaborar com o meio ambiente.
Tartarugas marinhas x câncer de pele:
Algumas pesquisas indicam que o aparecimento de tumores nas tartarugas, podem ser resultado da presença de resquícios químicos lançados nos rios. Esses tumores têm o formato de verrugas na pele e costumam ser benignos, mas algumas tartarugas passam a ter dificuldades de alimentação e locomoção, e por causa deles, desenvolvem outros problemas de saúde.
Aqui na Tio Nenê Tours temos um carinho enorme pela natureza e sempre aconselhamos nossos clientes à usar o protetor solar biodegradável, mesmo que fora dos parques. Em praias e principalmente próximos a arrecifes de corais e passeios de mergulho (seja de snorkel ou cilindro).