Chichen Itza Luxo
Chichen Itza com cenote Suy Tun, Cenote Ik Kil e Valladolid
Chichen é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e é por isso, um dos passeios mais pedidos dentre os viajantes que vêm à Cancún. É um show de história e cada segundo de conhecimento vale a pena!
Cidade pré-colombiana construída pelos Maias no final período clássico, foi um dos maiores centros urbanos dos maias.
Acredita-se também que havia a maior variedade de população maia de todos os centros urbanos. Localizada na Península de Yucatán.
Vamos começar rumo à primeira parada: o queridíssimo e tão pedido cenote Suy tun! Muitos turistas poderiam parar o tour por ali e conhecer somente este cenote, de tão lindo que é. Ali ficaremos cerca de 1 hora, vocês podem tomar fotos e nadar além de admirar a paisagem exuberante deste local incrível. Como é um passeio mais completo, é oferecido um sanduíche antes do almoço devido o passeio ser mais longo.
Em seguida, vamos às ruínas de Chichen Itza. Chegando lá, você tem um show de história oferecido por um dos guias locais – ficamos cerca de 2 horas nas pirâmides – tempo suficiente para conhecer a história incrível e tirar fotos inesquecíveis de frente a uma das pirâmides mais famosas do mundo. É oferecido água na entrada das ruínas para você se hidratar porque lá é muito quente. Esteja preparado! Agora é só curtir.
Temos uma parada para o almoço – um buffet típico com comida da região de Yucatán e super aprovado no restaurante Yaax Kiin.
Agora é hora de iniciar a segunda parte do passeio: o incrível cenote Sagrado de Ik Kil – um dos cenotes mais conhecidos e famosos. Ficamos lá cerca de uma hora – tempo suficiente para nadar, tirar fotos e admirar a paisagem deste cenote que é completamente diferente do primeiro.
Na volta, faremos uma parada rápida à pitoresca cidadezinha de Valladolis – um vilarejo maia, todo colorido.
E então, hora de dar tchau a este passeio incrível e sem dúvidas o mais completo da região de Yucatán mesclando história, cultura, paisagens exuberantes e uma experiência diferente de todas!
Depois dessa primeira parada, iremos ao Cenote Saamal curtir as águas refrescantes deste lugar sagrado. Os cenotes de Yucatán (não todos), são considerados sagrados pois os maias faziam ali sacrifícios a deuses pedindo que trouxessem chuva, alimento, etc.
No caminho, mais uma parda, na cidadezinha de Valladolid – um pequeno vilajero maia, todo colorido.
Assim, nos despedimos desse passeio incrível e sem dúvidas o mais completo da região de Yucatán, com história, cultura, paisagens exuberantes e uma experiência diferente de todas!
- Transporte de luxo ida e volta saindo de Cancun ou Playa del Carmen.
- Pequeno café da manhã na ida: sanduíche de presunto e queijo.
- Durante o caminho: cervejas, águas e sucos.
- Entrada no Cenote Suytun.
- Colete salva-vidas no Cenote Suytun.
- Almoço tipo buffet.
- Entrada em Chichen Itza com guia oficial da zona arqueológica.
- Entrada no cenote Ik kil .
- Colete salva-vidas no Cenote Ik kil.
- Parada no vilarejo maia de Valladolid.
- Bebidas no restaurante onde paramos para almoçar.
- Fotografia profissional.
- Leve água, muita água.
- Leve protetor solar, óculos de sol, boné e roupas frescas além de sapatos confortáveis, toalha.
- Apesar de não caminhar muito nas pirâmides, é aconselhável levar sapato confortável (pode levar um chinelo na mochila para usar no cenote).
- Troca de roupa pois o caminho é longo e na volta pode sentir frio por conta do ar condicionado.
- Na entrada de Chichen Itza, na zona arqueológica, encontraremos pessoas vendendo lembrancinhas e artesanatos mexicanos (bolsinhas, chaveirinhos, caveirinhas, copinhos de tequila, etc) – agora é a hora de comprar! Toda a mercadoria que chega à Cancún, vem deste povo, portanto é um dos lugares mais baratos para comprar lembrancinhas mexicanas. Aproveite!
- O passeio é longo, mas apesar disso, não há muita caminhada quanto parece. Nas ruínas de Chichen Itza, todos os templos e pirâmides são próximos e com bastante área de sombra para relaxar.