O que fazer no Natal e Ano Novo em Cancún e região?
Muitos turistas optam por viajar para Cancún para passar as festas de final de Ano. E sempre surgem dúvidas sobre como é o Natal em Cancún e como é o Ano Novo em Cancún.
Antes de dar dicas de onde passar o Natal ou o Ano Novo é importante saber que passar em Cancún e passar em Playa del Carmen são estilos completamente diferentes, principalmente no Ano Novo.
Cancún é cidade grande, você não vê tanta gente na rua mas sim nos restaurantes e baladas celebrando as festas enquanto em Playa del Carmen a muvuca pelas ruas da Quinta Avenida e ao redor é grande.
Ano Novo em Cancún x Ano Novo em Playa del Carmen:
Playa del Carmen o Ano Novo é na rua: andar pela Quinta Avenida, jantar em algum restaurante com as mesinhas nas calçadas e depois ir na praia esperar dar meia noite e por ultimo, se o ânimo existir, ir de bar em bar e curtir até o amanhecer é o que acontece em Playa. Dificilmente as pessoas ficam dentro de um único bar, todo mundo entra e sai de vários estabelecimentos a noite inteira, e ar ruas ficam tomadas de gente (é quase como um mini carnaval no Brasil de tão cheio). É perfeito pra casais e grupos de amigos que querem curtir até o amanhecer, jantar a um preço mais acessível e passar a virada com os pés na areia. Os principais bares e baladas para conhecer são: Mandala, Santito, Abolengo, Rakata e o legal é que praticamente todos os locais em Playa del Carmen são abertos, visto a nova situação da pandemia.
Cancún é mais diferente: restaurantes e baladas fechadas tomam conta da cidade. Tem gente que vai a beira mar na virada mas a maioria mesmo passa nos hotéis (os resorts all inclusive oferecem ceias sem nenhum custo adicional a seus hospedes, mas é necessário reservar antes), ou em restaurantes da zona hoteleira e do centro da cidade (a maioria tem menu especial de final de ano com um custo mais elevado que inclui entrada, prato principal e sobremesa além do espumante e das 12 uvas, tradição mexicana). Os mais jovens, após o jantar vão para alguma das muitas baladas da zona hoteleira e curtem até o amanhecer.
A Coco Bongo é uma opção para passar o Ano Novo: o preço dobra e é necessário reservar afinal a Coco Bongo é a balada mais queridinha de Cancun e no Ano Novo todo mundo quer ir pra lá. Nem sempre os brasileiros querem porque ela é fechada e o turista brasileiro tem costume de passar Reveillon em áreas abertas, principalmente em uma cidade praiana, como Cancún. A muvuca é grande e a festa rola até mais ou, menos 4 da manha. Se atentem, que, este ano por conta da situação da pandemia o preço do Ano Novo na Coco Bongo nada mais é do que U$450,00 por pessoa (isso mesmo, normalmente em anos anteriores os ingressos não passavam de U$150,00)
Pra quem ainda quer continuar, tem o Mandala Beach que abre as 2:00 da manhã para um after party até o dia seguinte, com musicas eletrônicas e de frente pra praia, é a Beach party mais famosa de Cancún.
Natal e Ano Novo em Tulum:
Diferente de Cancún e de Playa del Carmen, Tulum preparada festas que todos querem ver e serem vistos. Com um conceito bem diferente, alternativo e que está em alta nos dias atuais, Tulum faz festas à beira bar, nos hotéis e nos clubes de praia que chegam a custar U$2.000,00 para entrar (incluindo a entrada, comida e open bar). Obviamente existem opções muito mais baratas, mas nada que seja tão em conta quanto Cancún ou Playa del Carmen. Tulum é o local mais concorrido e inclusive existem festas que você só entra se tiver convite ou conhecer alguém que possa autorizar a sua entrada.
Um dos lugares conhecidos e super desejados para o final de ano em Tulum é o Gitano. É um bar que parece uma selva, com drinks incríveis e gente bonita. Os melhores dj’s sempre tocando lá e uma comida excelente. Abaixo você pode conferir o menu para passar o Ano Novo lá. Os valores começam em 300 dólares por pessoa.
Outro lugar que indicamos em Tulum, é o Zamma Festival, que vai do dia 31 até o dia 16 de Janeiro. São diversas festas e vários djs famosos em um festival bem diferente. Serão 10 datas diferentes, 4 palcos com os artistas mais influentes do mercado de música eletrônica como por exemplo: Paul Kalkbrenner, Black Coffee, Tale Of Us, Diplo, Damian Lazarus, Adam Beyer e Charlotte De Witte. O ambiente do Zamma é diferente porque é no meio da salva, tem um cenote e é completamente pecualiar e oposto ao clima das baladas de Cancún, por exemplo.
Restaurantes que indicamos no Natal e Ano Novo em Cancún:
Puerto Santo: O Puerto Santo é um restaurante localizado no Centro de Cancún, e é um queridinho entre o povo local. Um dos motivos é porque ele é a beira mar, coisa que já atrai bastante gente só por este motivo e também porque a comida é boa, barata e o dono investe em várias promoções legais (Ladies night, Drinks 2 por 1 durante a semana) e muita festa, bandas ao vivo e animação. A comida de lá é extremamente deliciosa, é focado em frutos do mar, mas também tem pizzas a lenha maravilhosas. O lugar ideal para comer um lagosta sem pagar um absurdo ou mesmo provar pratos tipicos mexicanos (eles têm tacos deliciosos) e tostadas também. Os drinks são fantástico, sempre vem um barman à tua mesa preparar drinks surpresa de acordo com o seu gosto: você fala o tipo de bebida que gosta combinando com o que, e ele monta algo diferente só pra você.
Rino’s: É um italiano baratinho localizado no centro de Cancún, ideal pra quem não quer gastar absurdos ou quem irá para alguma festa após o jantar. O menu deles não muda nas festas de final de ano então o preço continua o mesmo. Vale muito a pena pra quem se hospeda no centro e quer comer uma comida gostosa, a um bom preço e depois ir comemorar por outros lados. Não tem dj nem festa nesse restaurante portanto não tem preço de couvert artístico nem nada do tipo. Em média gasta-se 100 dolares em 4 pessoas com entrada, prato principal e sobremesa então os preços são realmente atrativos. Os pratos que indicamos aqui: de entrada a berinjela a milanesa, o calamaris (lula a dorê) e a bruschetta (todas elas comem 4 pessoas), de prato principal o Gnocchi a fiorentina, o camarão a la gamberi ou ravioli de queijo de cabra e as pizzas são ótimas e de sobremesa o creme brule é incrivel e o tiramissu também.
Cenacolo: É um italiano mais sofistica localizado tanto no Marina Town Center (em Puerto Cancun) quanto no km 12 da zona hoteleira. Ele não é dos mais baratos e sempre tem menu especial de Natal e Ano Novo que custa cerca de 150 dolares por pessoa incluindo entrada, prato principal, sobremesa e um brinde da meia noite. O serviço é impecável, o ambiente é gostoso e os pratos são incríveis. Vale a visita.
Rosa Negra e Tora: Já na lista dos mais caros, mais conceituados e extremamente badalados, temos o Rosa Negra e o Tora. É um do lado do outro, e são do mesmo grupo. O Rosa Negra é especializado em cozinha Latinoamericana e têm pratos típicos de países como: Peru, Argentina, Brasil, Colombia e claro, México. São sabores autênticos, ousados e deliciosos. Pratos que você só encontra lá e sem contar o ambiente impecável com Dj animado e gente bonita!
La Buena barra: Este restaurante já é famoso e de grande fama na Cidade do México. Abriu há pouco em Cancún e não deixou a desejar, ao contrário: os pratos são autênticos, a qualidade é incontestável e o atendimento é impecável. O ambiente é charmoso com uma decoração moderna de luzes baixas e é super bem frequentado por familias mexicanas e turistas que querem conhecer o local. O menu de Natal e Ano Novo fica na média de 4,000 pesos e já inclui todos os pratos.
E aí, qual vai ser a sua escolha para o Natal?